quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Gattaca









Resumo : 
 
 O Filme decorre num futuro no qual os seres humanos são escolhidos geneticamente em laboratórios e aqueles que são concebidos biologicamente são consideradas filhos de fé.                                                  
A história do filme envolve dois irmãos, “Vincent Anton” concebido de forma natural e “Anton” manipulado geneticamente. Vincent, considerado Não-válido, tem predisposição a várias doenças, assim como uma previsão da data de sua morte para seus 30 anos, mesmo assim procura realizar seu sonho contra tudo e todos. Deseja Viajar para as estrelas e com todo seu esforço e um pouco de corrupção do sistema, tenta superar os limites impostos ao seu destino, sendo obrigado a esconder de todos quem realmente é.

O contexto do filme:
Gattaca passa-se num suposto tempo futuro não muito distante, onde se criam na sociedade novas espécies de “castas”, preconceitos e divisões sociais, aparentemente legitimadas pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de escolher e manipular a interação entre os seus gâmetas, para gerarem filhos com a melhor combinação genética possível. Esse procedimento acaba criando uma distinção entre:Válidos e Não-válido, humanos perfeitos e menos perfeitos.Os não válidos caracterizam-se única e exclusivamente pela sua  propenção a doenças e deficiências, mesmo que mínimas. Aos Válidos são disponibilizados os melhores empregos, enquanto para os Não-válidos é limitada a liberdade de escolha.

Discussão:
Após o filme abriu-se a discussão sobre o filme e esta foi extrememente positiva. Discutiram-se temas como a hegemonia se esta é ou não positiva e em que medida, até que ponto é que queremos que o progresso genético interfira nas nossas vidas e também o lugar da vontade e da luta pelo sonho na nossa vida. Defendeu-se um progresso genético enquanto progresso de irradicação de doenças como SIDA, CANCRO, entre outras.. Quanto á vontade, concluiu-se que por muito que o nosso futuro pareça definido a nossa vontade e os nossos sonhos ultrapassam essa definição, isto quando temos força e coragem para lutar por eles. Finalmente, ainda se fez uma pequena abordagem sobre a visão que temos sobre nós próprios, se vemo-nos enquanto corpo (pedaço de carne que nada mais é do que isso) ou enquanto imagem (corpo que é um veículo que transporta algo mais, algo transcendente ao corpo).

Sem comentários:

Enviar um comentário